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Estima-se que uma em cada três mulheres no mundo já tenha vivido uma situação de violência e 70% dos casos aconteçam em ambiente familiar. A Avon, companhia que busca entender as necessidades das mulheres no mundo todo, reforça seu compromisso permanente com o fortalecimento das mulheres lançando mais um produto global com renda destinada a uma causa. Trata-se do Anel da Atitude, que faz parte da campanha Fale sem Medo – não à violência doméstica, coordenada pelo Instituto Avon.
Os esforços do dinamismo da empresa no Brasil somam-se à campanha mundial da marca, Speak Out against Domestic Violence, que existe desde 2004 e, por meio da Avon Foundation for Women, tem investido recursos em organizações que se dedicam à causa por meio de programas de conscientização, educação e prevenção, bem como atendimento direto às mulheres que enfrentam a violência. Nesses poucos anos, globalmente a Avon já doou mais de US$ 16 milhões para combater a violência contra mulheres. Em março, a atriz Reese Whiterspoon, presidente honorária da Avon Foundation for Women, e Andrea Jung, presidente mundial da Avon, lançaram, em Washington, o Empowerment Ring (no Brasil, Anel da Atitude) e anunciaram uma doação de US$ 1,2 milhão para a organização não-governamental Vital Voices para a “Parceria Global pelo Fim da Violência Contra Mulheres”. O evento reuniu delegações de 15 países (inclusive Brasil), formadas por líderes de diversos setores – empresários, representantes de governo e segurança pública, ONGs, mídia e entretenimento, instituições acadêmicas e outros – em um fórum global para troca de conhecimentos, a cooperação e a busca de maneiras de superar os desafios de realidades culturais que tem apresentado barreiras ao avanço das soluções efetivas.
A ocasião foi marcada ainda pela parceria global entre Vital Voices [www.vitalvoices.org)] Avon Foundation for Women [www.avonfoundation.org] e Departamento do Estado dos Estados Unidos que visa o enfrentamento das diversas formas de violência contra mulheres e garantir mais acesso à justiça para meninas, adolescentes e mulheres em todo o mundo.
“Aproximadamente uma em cada três mulheres vivenciará algum tipo de violência durante sua vida. É um fato muito triste, e acredito que todos temos a obrigação de enfrentar essa questão tão importante, um problema prevalente em todo o mundo, e um dos que recebe menos recursos”,disse Reese Witherspoon. “Comprar o Anel de Atitude é uma ótima maneira de participar na causa - 100% do lucro líquido é usado para financiar programas que visam colocar um fim nessa terrível epidemia e garantir a segurança de mulheres em todo o mundo”.
Produtos voltados à Atitude – O Anel da Atitude junta-se à Pulseira da Atitude e Gargantilha da Atitude, lançadas respectivamente em 2008 e 2009. No Brasil, a campanha arrecadou R$ 2,8 milhões que estão sendo investidos em projetos que visam diminuir a violência doméstica no Brasil. Um exemplo dessa força é a aplicação de R$ 1,5 milhão em amplo projeto para divulgação da Lei Maria da Penha para profissionais do Direito e jovens do ensino médio, coordenado pelo Unifem (Fundo de Desenvolvimento da ONU para a Mulher). Até o momento, 440 mil produtos já foram vendidos no País, dos quais, 335 mil Pulseiras da Atitude e outras 105 mil Gargantilhas da Atitude.
Anel da Atitude – O novo produto de apoio à causa já pode ser adquirido com as mais de 1,1 milhão de Revendedoras (es) autônomas(os) Avon até o final de junho. Ao adquiri-lo, o consumidor fará, automaticamente, sua doação a projetos que possam contribuir para reduzir os índices de violência doméstica no Brasil.
O acessório traz o símbolo do infinito em metal prateado que simboliza um futuro sem limitações para as mulheres. Mas essas infinitas possibilidades dependem de a mulher estar fortalecida, com autonomia e em condições de colocar seus sonhos em prática. “Nosso maior desafio é contribuir para que essas condições estejam presentes, e a mulher possa se desenvolver em todos os seus papéis”, diz Luis Felipe Miranda, presidente da Avon Brasil.
No Brasil, o anel custa R$ 10 e todo o lucro líquido, no valor de R$ 4, será revertido a projetos de ações voltadas para minimizar a violência doméstica contra a mulher. Nem Avon nem as revendedoras terão lucro com esta ação.
A iniciativa traz luz ao diálogo sobre ferramentas e recursos necessários para fortalecer as mulheres brasileiras e na conscientização da sociedade sobre a necessidade do respeito à integridade física e psicológica da mulher, especialmente no ambiente familiar, para o desenvolvimento dela e de toda a sociedade.
Um círculo de violência que pode acabar - De acordo com estimativa da Anistia Internacional e Organização Mundial de Saúde (OMS), a violência é a maior causa de morte em mulheres de 16 a 44 anos. Calcula-se que 70% dessa violência vêm ocorrendo dentro do ambiente familiar. O mais grave é que cerca de 60% dessas mulheres sentem medo, constrangimento, e sofrem caladas, sem tomar qualquer tipo de atitude para sair do círculo da violência. “Como empresa voltada para a mulher, temos consciência de como é importante trabalhar para enfrentar este tipo de violência, assim como sabemos que se trata de uma questão delicada, que precisa ser bem compreendida pela sociedade, como algo ligado ao respeito aos direitos humanos”, ressalta o presidente da Avon Brasil. “Nossa intenção é apoiar ações que envolvam homens, mulheres e jovens nessa discussão, pois assim colaboramos para que a mudança aconteça de fato”, destaca Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon. Fale sem Medo é a expressão que retrata o objetivo maior da campanha: que toda a sociedade discuta o assunto, buscando possíveis soluções conjuntamente.
É importante que as mulheres que vivem em situação de violência percebam que está sendo aberto espaço de acolhimento para que elas falem sobre suas necessidades e busquem ajuda sem medo. Sair do silêncio é o primeiro passo para mudar a situação. A proposta é contribuir para que seja criado um ambiente de diálogo sobre o assunto, visando à sensibilização para a rejeição integral da violência doméstica. A Avon acredita que essa conscientização poderá provocar de fato mudanças no cenário atual. Resultados da Campanha - As Revendedoras (es) autônomas (os) são parte fundamental desta grande campanha, uma força poderosa disposta a compartilhar informação por todo o Brasil, revender os produtos que apoiam a causa e dar sua contribuição para que as ações tenham efeito na sociedade.
Desde 2008, elas são orientadas a divulgar amplamente a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, serviço criado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), um ótimo canal para a mulher buscar apoio e saídas para enfrentar o problema. Pesquisa Instituto Avon/Ibope – Percepções sobre a Violência Doméstica contra a Mulher no Brasil - Em 2009, o Instituto Avon patrocinou uma pesquisa quantitativa sobre o assunto. Ela foi realizada com 2002 entrevistados, em cidades com mais de 20 mil habitantes e capitais. A pesquisa trouxe dados importantes, consolidando a percepção de que a sociedade já não aceita mais conviver com a violência doméstica e está atenta às políticas públicas voltadas para este assunto.
A agressão contra a mulher é mais reconhecida, já que 55% dos brasileiros afirmam conhecer uma mulher que sofreu ou sofre agressões de seu parceiro; para 56% dos entrevistados, a violência doméstica contra a mulher é o problema que mais preocupa as brasileiras; também aumenta o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha, de 68% (2008) para 78% (2009). Mas, na prática ainda é muito alto o número dos que não acreditam na proteção jurídica e policial à mulher vítima de agressão. Quando perguntados sobre a razão de a mulher agredida continuar a relação com o agressor, 24% dos entrevistados acham que isso acontece por falta de condições econômicas; 23% atribuem à preocupação com a criação dos filhos; e 17% pensam que a relação não é desfeita porque a mulher tem medo de ser morta; na somatória, estes dados indicam que a mulher agredida é refém de seu agressor.
A Pesquisa Instituto Avon / Ibope ainda revelou que: .39% dos entrevistados disseram ter tomado alguma atitude colaborativa quando soube de uma mulher que sofre ou sofreu agressões; o índice indica que um número importante considera a violência doméstica um problema público, não simplesmente uma "briga de casal"; essa atitude pode ser explicada pelo maior conhecimento da Lei Maria da Penha.
40% das pessoas acreditam que a mulher pode confiar na proteção jurídica e policial,
44% opinaram que a Lei Maria da Penha está tendo efeito, e 14% acham que as leis não são e não serão cumpridas; e
56% consideram que a mulher não pode confiar na proteção jurídica e policial que existe no Brasil para não ser vítima da violência doméstica.
36% dos entrevistados acham que a violência contra a mulher ocorre por uma questão cultural: “o homem brasileiro é muito violento” e “muito homem ainda se acha dono da mulher”; e
48% pensam que o exemplo dos pais aos filhos pode prevenir violência na relação entre homens e mulheres. . 51% acreditam que prisão do agressor é mais eficiente, e 11% defendem a participação em grupos de reeducação como melhor medida jurídica. Instituto Avon – A campanha Fale Sem Medo é uma das ações da empresa que envolvem a participação as (os) Revendedoras (es) autônomas (os). Avon e seu Instituto conhecem a força da mulher como promotora de mudanças, de laços solidários, de desenvolvimento.
Sabem que qualquer pessoa fortalecida com saúde, dignidade e respeito pode ir mais longe, alçar vôo e manifestar seu potencial. Por isso é inaceitável que muitas mulheres, por falta de informação e de acesso a serviços, tenham suas potencialidades barradas. Trata-se, então, de promover ações informativas que possam mudar para melhor o cenário onde se encontram. Desta forma, toda a sociedade sai ganhando. O Instituto Avon administra e direciona recursos arrecadados pela Avon e doados ao Instituto em prol a causas voltadas para a saúde e bem-estar da mulher.
Atualmente, o trabalho do Instituto Avon se dá em duas grandes frentes: a campanha Avon contra o Câncer de Mama, que apóia a construção e o aparelhamento de centros de prevenção, com capacidade para oferecer a usuárias do SUS, em um mesmo local, os exames necessários para descobrir precocemente o câncer de mama e, assim, oferecer maior chance de cura; e a campanha Fale Sem Medo – não à violência doméstica, lançada em 2008 e já com resultados importantes para a causa. Todo esse trabalho integra-se ao posicionamento presente na empresa desde seu surgimento, há mais de 120 anos: a certeza de que a força da ação conjunta, em rede, é capaz de promover grandes conquistas. Não só em relação a negócios, mas a causas que possam trazer mais autonomia e fortalecimento para as mulheres, e, em consequência, para toda a sociedade.
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